sexta-feira, 17 de maio de 2013

GIBÃO - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA



GIBÃO


Uma das características mais interessantes do gibão é a existência, em sua linguagem, de sinais vocais específicos para designar alimento, perigo etc.
Mamífero primata da família dos hilobatídeos, originário do Sudeste Asiático e do arquipélago malaio, o gibão é o menor dos macacos antropóides, com altura de um metro, no máximo, na posição ereta. Tem corpo delgado, sem cauda, e longos membros superiores, especializados para deslocamentos no alto das árvores. No solo, anda com dificuldade, usando apenas as pernas. A pelagem é longa, de coloração variada dentro da mesma espécie ou de uma para outra. Em Hylobates concolor e H. hoolock, é negra no macho adulto e marrom na fêmea. H. agilis pode ser castanho ou negro, com marcas brancas na cara. H. lar, semelhante a esse último, apresenta extremidades de cor branca. H. klossii é geralmente acinzentado.
Como outros macacos, os gibões são onívoros e vivem em bandos fechados a outros animais, mesmo a membros da mesma espécie pertencentes a bandos distintos. Anunciam a posse da área com altos gritos, ao nascer do dia, antes de saírem em busca de alimento. Em cativeiro, necessitam de espaço e de árvores para locomover-se à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário