sexta-feira, 17 de maio de 2013

GORILA - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA



GORILA

Um dos seres vivos evolutivamente mais próximos do homem, tanto por numerosos detalhes da estrutura corporal e da morfologia quanto por determinados traços de comportamento, os gorilas, animais estritamente vegetarianos, são sociáveis e muito mais pacíficos do que, durante anos, alguns relatos imaginosos fizeram crer.
Maior dos macacos antropóides, o gorila (Gorilla gorilla) é um mamífero primata da família dos pongídeos. Há três subespécies: G. g. gorilla, que se distribui pelas selvas tropicais do Camarão e do rio Congo; G. g. graveri, das florestas tropicais do leste do Congo; e G. g. beringei, o chamado gorila de montanha, que habita zonas altas do Congo e de Uganda.
De pé os machos, bem maiores que as fêmeas, atingem 1,80m de altura e seu peso ultrapassa 200kg. O pêlo é escuro e recobre todo o corpo, à exceção da cara e do peito, de cor negra. As orelhas são pequenas e o focinho largo e achatado; acima dos olhos desenvolve-se um rebordo ósseo, a crista supra-orbital. Na cabeça observa-se uma formação semelhante, a crista sagital.
O gorila é um animal de grande desenvolvimento muscular e de aspecto poderoso e imponente. Os pés e as mãos são grandes e fortes e os braços têm envergadura maior que a das pernas. As dimensões de seus potentes caninos, associadas a tais características, fizeram com que se atribuísse a esse primata caráter feroz e agressivo, que ele está longe de ter. Os gorilas são em geral pacíficos e só recorrem a atitudes ameaçadoras, que fazem parte de movimentos rituais de intimidação, quando se sentem em perigo. Alguns desses gestos incluem tapas no próprio peito, marcha erguida arrancando tufos de mato e palmadas no chão.
Os gorilas se adaptam muito mal à vida em cativeiro; os indivíduos adultos freqüentemente enlanguescem nos zoológicos e parecem tomados de profunda tristeza. Livres, são sociáveis e vivem em grupos, cujo número de componentes oscila entre vinte e cinqüenta indivíduos, dirigidos por um macho dominante. Passam a maior parte do tempo no solo, deslocando-se sempre, em busca dos vegetais, sobretudo frutos e brotos, de que se alimentam. As fêmeas e as crias dormem à noite nas árvores. O período de gestação é de aproximadamente nove meses; nasce, em geral, um só filhote, débil e de tamanho muito reduzido em comparação com o de outros primatas.
Modernamente, as populações de gorilas estão ameaçadas pela destruição do habitat silvícola e pela invasão da agricultura, assim como pela caça e a captura, executadas em profusão para zoológicos e laboratórios de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário