sábado, 18 de maio de 2013

PERISSODÁCTILOS - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA



PERISSODÁCTILOS

Entre os espécimes dos perissodáctilos incluem-se os eqüinos (cavalos), cujo ciclo evolutivo pode ser bem delimitado por meio de pormenorizados estudos de seus restos fósseis.
Os perissodáctilos são uma ordem de mamíferos de médio a grande porte, herbívoros e de estômago simples; têm número ímpar de dedos em cada pata, revestidos de cascos córneos com eixo de simetria no dedo médio. São animais muito bem adaptados para a corrida, em parte devido ao fato de todo o peso do corpo repousar sobre o dedo médio de cada pata. Constituem duas subordens: hipomorfos, com uma só família recente, a dos eqüídeos; e ceratomorfos, com duas famílias recentes, a dos tapirídeos e a dos rinocerontídeos.
Na família dos eqüídeos, com um só gênero recente, Equus, incluem-se os eqüinos (cavalos) e os asininos (asnos, zebras, onagros). Essa família, cuja história paleontológica está muito bem documentada, surgiu no período terciário inferior. Nas formas recentes, apresentam um dedo funcional em cada pata. O cavalo (E. caballus) habita planícies abertas ou desertos e, com cinqüenta ou sessenta raças domésticas, foi durante séculos o principal meio de transporte e de tração para o homem. O asno (E. asinus), domesticado para montaria e transporte, é adaptado à vida no deserto, e a zebra (E. zebra), raramente domesticada, é nativa das terras abertas da África.
A família dos tapirídeos, com um só gênero recente, Tapirus, é representada por quatro espécies apenas: T. terrestris, o tapir brasileiro, ou anta, um dos maiores animais terrestres do Brasil; T. roulini, da região dos Andes; T. bairdi, do sul do México até a Colômbia e o Equador, na América do Sul; e T. indicus, do sul da Ásia. Com cinco espécies recentes, distribuídas em quatro gêneros -- Rhinoceros, Didermoceros, Diceros e Ceratotherium --, os rinocerontídeos habitam a Índia, a Ásia e a África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário