quinta-feira, 16 de maio de 2013

SAGÜI - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA



SAGÜI

Os sagüis ou micos, que são os menores símios do mundo, estão dispersos por toda a América do Sul e vivem geralmente em bandos que se hospedam, como os esquilos, em árvores. Travessos e ágeis, movem-se a saltos bruscos, emitindo guinchos e assobios que são ouvidos de longe.
Sagüi é o nome que se aplica aos símios da família dos calitriquídeos, que estão classificados em diferentes gêneros, como Callithrix, Tamarin, Leontocebus, Marikina e Cebuella, muito sujeitos a revisões periódicas por parte dos especialistas. De pêlo longo e espesso, os sagüis se caracterizam por possuírem garras em todos os dedos, exceto o polegar do pé, e por tirarem partido disso em suas evoluções pelos galhos, aos quais se seguram.
À diferença dos demais primatas, o polegar dos sagüis alinha-se aos outros dedos, ao invés de estar-lhes oposto. Os membros anteriores são mais curtos que os posteriores. A cauda é muito comprida, mas frouxa e não-preênsil. Os pêlos da cabeça formam muitas vezes uma espécie de juba ou adensam-se em torno das orelhas em tufos. Cerca de trinta espécies de sagüis já foram descritas no Brasil. Muitas delas porém se tornaram raras, tendo em vista as perseguições do homem, que desde o século XVII se interessou pela criação desses símios como animais de estimação. A captura e o comércio ilegais foram tão intensos que algumas espécies, antes comuns no litoral brasileiro, refugiaram-se em matas mais para o interior.
Os sagüis alimentam-se principalmente de insetos, ovos de passarinhos e frutas. O período médio de gestação, consideradas as diferentes espécies, é de cerca de 145 dias, e as fêmeas em geral dão à luz filhotes gêmeos. O sagüizinho (Cebuella pygmaea), da Amazônia, onde é chamado também de sagüim-bonzinho e xixico, é o menor membro da família. Mede apenas 14cm de altura e a cauda tem aproximadamente esse mesmo comprimento. Os adultos dessa espécie pesam cerca de noventa gramas, contra até mais de um quilo em outras. Os sagüis do gênero Callithrix, como o sagüi-caratinga (C. jacchus) e o sagüi-branco (C. argentata), são os mais comuns e sua altura oscila entre 15 e 25cm, excluída a cauda de 25 a 40cm. Nas oito espécies de Callithrix, a coloração varia do branco ao avermelhado e ao preto, podendo ter matizes cinzentas e outras marcas distintivas, como anéis na cauda.
O sagüipiranga, sagüi-de-fogo ou mico-leão-dourado (Leontocebus ou Leontideus ou Leontopithecus rosalia), de cerca de trinta centímetros de altura e cauda de mesmo comprimento, pêlo amarelo-ouro, ampla juba leonina, palmas das mãos, plantas dos pés e cara pretas, tornou-se conhecido pela constante ameaça de extinção que sofre, após ter sido comum no litoral fluminense e capturado intensamente por sua grande beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário