sexta-feira, 17 de maio de 2013

VEADO - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA



VEADO


A extrema timidez do veado dá lugar, durante o cio, à agressividade contra o rival. A disputa por uma fêmea leva os machos a violentas lutas em que, ocasionalmente, terminam presos pelos chifres até a morte por inanição.
Veado é o nome comum de vários mamíferos artiodáctilos da família dos cervídeos. Caracteriza-se pelas pernas esguias e pelos chifres que os machos de quase todas as espécies ostentam. O corpo é gracioso e compacto; o rabo, curto; as orelhas, grandes e finas; e o pêlo, liso. As florestas são o habitat preferido do veado, que pode também ocorrer em desertos, planícies e montanhas. Existem cerca de trinta espécies, em 16 gêneros, que se distribuem pela América, Europa, algumas regiões da Ásia e norte da África.
As fêmeas e crias vivem sempre agrupadas em manadas, enquanto os machos adotam periodicamente hábitos solitários. Animais herbívoros, alimentam-se de toda espécie de ervas, brotos, folhas, liquens, musgos, plantas aquáticas e cascas. Mais ativos de manhã cedo e no fim da tarde, descansam à noite e ao meio-dia. O período de gestação varia de cinco a dez meses, de acordo com a espécie, e a cada vez nasce apenas uma cria, sendo mais raros os partos duplos. A exceção é o Hydropotes inermis, da China, uma das duas únicas espécies sem chifres, que pode ter até sete crias por gestação.
Os chifres dos veados, ao contrário dos de outros ruminantes, são divididos em duas partes: uma base ou pedúnculo, resistente e coberta de pêlos; e o corno, que cai e se renova a cada ano. O animal jovem, com chifres que apenas despontam num pequeno relevo, é chamado veado estaqueiro. Os cornos novos são recobertos de pele enquanto crescem rapidamente. Seu desenvolvimento se completa antes da época do acasalamento. A muda dos chifres inicia-se com a reabsorção do material ósseo de sua base pelo corpo do animal, o que produz uma irritação que leva o veado a esfregá-los em superfícies duras até desprendê-los. A forma dos cornos varia de acordo com a espécie e a idade. Os maiores e mais complexos são característicos da juventude.
O tipo mais comum de veado é o Cervus elaphus, que atinge no máximo 2,5m de comprimento e 1,5m de altura. A cor do pêlo varia de acordo com as estações: pardo ou castanho no verão, adquire no inverno um tom acinzentado. Ocorre na Ásia, Europa e norte da África. Entre as espécies asiáticas, estão o Muntiacus muntjak, de pequeno porte; e o Cervus nippon, que vive no sul da China e no Japão.
Entre as seis espécies brasileiras, três apresentam galhadas e três, chifres simples. Estes últimos, pertencentes ao gênero Mazama, são o veado-vermelho ou mateiro (M. americana), o mais comum, que ocorre nas matas; o veado-catingueiro ou virá (M. simplicicornis), do cerrado; e o veado-roxo, garapu ou joboca, designação comum a duas espécies semelhantes (M. rufina e M. rondoni). O cervo (Blastocerus dichotomus) do Centro-Oeste, com cerca de dois metros de comprimento, é o maior dos veados galheiros. O veado-campeiro (Ozotocerus bezoarticus) é comum em toda a região central do Brasil e o cariacu ou veado-galheiro do norte (Odocoileus virginianus cariacus) vive nos campos do norte do rio Amazonas e no Amapá.
Os veados são caçados para aproveitamento de sua carne e de seu couro, assim como pelos chifres, de material semelhante ao osso, que servem como troféus e peças de decoração. Algumas espécies são domesticáveis e utilizadas para tração ou montaria. Delas aproveita-se também a carne, o couro e o leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário