sexta-feira, 17 de maio de 2013

VISOM - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA



VISOM


Estimulada pelo valor comercial de sua pele, usada em agasalhos de luxo, a intensa criação do visom em cativeiro impediu que a espécie fosse extinta.
Visom, conhecido também pelo nome mink, é um mamífero carnívoro da família dos mustelídeos -- à qual também pertencem o arminho, a doninha e o furão -- incluído no gênero Mustela. Vive em diferentes regiões do hemisfério norte, na América, Europa e Ásia. A uma gestação de 39 a 76 dias segue-se o nascimento de até dez crias
O visom europeu (M. lutreola), originário da  Europa e norte da Ásia, tem de 35 a 40cm de comprimento, mais aproximadamente 14cm de cauda, e apresenta pelagem sedosa e fina, de cor castanha, muito valorizada pela indústria da peleteria. Tem a cabeça curta e achatada, o pescoço longo, as orelhas e patas pequenas e apresenta, no focinho, grandes e delicadas vibrissas -- pêlos similares aos que formam os "bigodes" do gato, com finalidade tátil. Os dedos são unidos por uma membrana interdigital, mais desenvolvida nas patas posteriores, o que revela seus hábitos aquáticos. De costumes solitários e noturnos, vive às margens dos rios e lagos e alimenta-se de diversos animais, sobretudo roedores e anfíbios.
O visom americano (M. vison) é um pouco maior que o europeu e sua pele é mais escura, de um marrom intenso. Distribui-se pelos rios e zonas lacustres da América do Norte e já foi também introduzido na Europa. Como o europeu, é solitário, de hábitos noturnos e se alimenta de roedores aquáticos, crustáceos, anfíbios e moluscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário