sexta-feira, 31 de maio de 2013

GIRAFA - Biologia, ZOOLOGIA, Trabalho Escolar.


GIRAFA


Foi sempre tão raro ouvir a voz da girafa que se supunha que ela fosse muda, mas já se sabe que esse animal imponente emite alguns sons breves, semelhantes a gemidos, e discretos gritos de chamada.
Mamífero ruminante da ordem dos artiodáctilos, a girafa (Giraffa camelopardalis) pertence à família dos girafídeos. Com cerca de 5,50m de altura média, é o mais alto dos mamíferos. Tem o corpo relativamente curto, em comparação com o comprimento das pernas e do pescoço, que é ornado por uma crina baixa e só possui as sete vértebras cervicais típicas da maioria dos mamíferos. Para que o enorme coração, que pode pesar até 11kg, possa bombear sangue até o cérebro, situado três metros acima dele, o aparelho circulatório apresenta no pescoço vasos com alças (divertículos), que controlam o fluxo sangüíneo em qualquer direção.
A cauda da girafa termina em tufo. Em ambos os sexos há dois a quatro pequenos chifres no alto da cabeça e, às vezes, uma protuberância entre os olhos. O pêlo é amarelo-claro, com manchas castanhas que se dispõem de formas variadas, lembrando um mosaico. Com base nos padrões do pêlo, que escurece com a idade, e no tamanho e quantidade dos chifres, diversas subespécies já foram descritas.
Nativas da maior parte da África ao sul do Saara, as girafas vivem em grandes manadas nas savanas, e alimentam-se de folhas, sobretudo de acácias. Raras vezes comem capim e, se o fazem, têm de abrir exageradamente as pernas dianteiras para que a boca alcance o solo, posição em que também bebem água. Sua andadura, semelhante à dos cavalos, permite que cubram cerca de 48km por hora. Têm o olfato, a audição e a visão bem desenvolvidos e podem distinguir as cores. Sua gestação dura de 14 a 15 meses e em geral nasce um só filhote. As girafas são pacíficas e, quando não conseguem fugir das ameaças, defendem-se com fortes coices.

Nenhum comentário:

Postar um comentário