sexta-feira, 31 de maio de 2013

MARMOTA - Biologia, ZOOLOGIA, Trabalho Escolar.


MARMOTA


Muito comum em diversas regiões montanhosas, a marmota é conhecida por sua longa hibernação e por sua fácil domesticação.
A marmota comum (Marmota marmota) é um mamífero roedor da família dos ciurídeos, a que também pertencem os esquilos. Pode medir sessenta centímetros de comprimento, afora a cauda, que chega a ter vinte centímetros. O peso oscila entre quatro e oito quilos. A marmota tem corpo roliço e robusto, cabeça grande, orelhas e patas curtas. O pêlo é cinzento e de tons amarelados. Vive em áreas montanhosas da Europa e da Ásia, acima dos limites das florestas, e é especialmente abundante nos Alpes.
Animal gregário, forma grupos com cerca de 12 indivíduos. Tem hábitos diurnos e constrói tocas interligadas por túneis extensos e profundos. Durante o frio, fica até seis meses em hibernação, durante a qual sua freqüência cardíaca reduz-se muito e a taxa metabólica também diminui consideravelmente. As marmotas procriam na primavera, em abril, após seis semanas de gestação. Outras espécies são M. monax, do Canadá, chamada de assoviadora pelo hábito de emitir um silvo quando fora da toca e assustada, e M. bobak, das estepes da Europa oriental, Sibéria e regiões isoladas do baixo Himalaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário