quarta-feira, 29 de maio de 2013

SÍNTESE DE PROTEÍNAS - Genética - Biologia - Trabalho Escolar - Trabalhos Escolares



A SÍNTESE DE PROTEÍNAS

1. A Fábrica em Funcionamento

A molécula de RNA mensageiro, produzida no núcleo transcrevendo a seqüência de nucleotídeos de um filamento de DNA, dirige-se para o citoplasma. Já dissemos, anteriormente, que, na molécula de RNA mensageiro, cada seqüência de três nucleotídeos codifica um aminoácido. No DNA, cada trinca de nucleotídeos se chama triplete. Na molécula de RNA mensageiro, cada trinca é um códon. Dessa forma, uma proteína formada por 100 aminoácidos tem a sua produção comandada por uma molécula de RNA mensageiro com 300 nucleotídeos, ou seja, 100 códons.

No citoplasma, um ribossomo se liga no início da molécula do RNA mensageiro, dando início à tradução. Os ribossomos deslocam-se ao longo do filamento de RNA mensageiro como um trem andando sobre o trilho. A cada seqüência de três nucleotídeos (um códon, portanto), uma molécula de RNA transportador, carregando um aminoácido, liga-se momentaneamente ao códon. A ligação acontece porque o RNA transportador possui, na extremidade oposta àquela que se liga ao aminoácido, uma seqüência de três nucleotídeos complementares ao códon. Essa seqüência é o anticódon.

No exemplo mostrado no desenho ao lado, quando o códon AUC é traduzido pelo ribossomo, o RNA transportador com o anticódon UAG se liga ao códon, trazendo o aminoácido correspondente (no caso, o aminoácido isoleucina).

Depois da leitura do primeiro códon, o ribossomo se desloca no filamento de RNA mensageiro e processa a leitura do segundo códon. Um outro RNA transportador se liga a esse códon, trazendo mais um aminoácido.

Por ação da enzima peptidil-transferase, presente no ribossomo, os aminoácidos recém-chegados vão se ligando aos que já estavam juntos do ribossomo, através de ligações peptídicas.

À medida que os códons vão sendo percorridos pelo ribossomo e traduzidos, outros aminoácidos vão se ligando, até formar a proteína inteira. Como vários ribossomos podem se deslocar simultaneamente pela mesma molécula de RNA mensageiro, várias moléculas de proteínas são produzidas ao mesmo tempo. A seqüência na qual os aminoácidos se ligam uns aos outros reflete fielmente a seqüência de nucleotídeos da molécula de RNA mensageiro e, por conseguinte, a seqüência de nucleotídeos do DNA.

Todos os ribossomos alinhados estão "lendo" a mesma receita, e o resultado são moléculas de proteínas extamente iguais.

Cada aminoácido tem, pelo menos, um RNA transportador correspondente e específico. Como existem 20 aminoácidos, deve haver pelo menos 20 moléculas de RNA transportador diferentes.

A entrada dos ribossomos no filamento de RNA mensageiro acontece sempre pela mesma extremidade, impedindo que as informações sejam lidas de trás para frente ou pela metade.

Concluindo, chamamos de tradução ao processo de produção de uma proteína pelo ribossomo, com base na informação codificada em uma molécula de RNA mensageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário